José Almeida Pereira

vive no Porto, nasceu em Guimarães (1979)

Licenciado em (2005) em Artes plásticas/Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Bolsa de intercâmbio Sócrates/Erasmus com a Facultat de Belles Arts Universitat Barcelona (2004-2005)
Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2008).
Frequentou a Escola de Estudos Independentes em Artes visuais da Maumaus, no âmbito da residência no Laboratório de Curadoria da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012.

Expõe o trabalho artístico desde 2001.
Em 2003 recebeu o 1º lugar do prémio Banque Privée Edmond de Rothschild de Pintura (Vicente Todolí e Julião Sarmento integrando o júri); e em 2004 o 1º Prémio no âmbito da exposição colectiva, Outros lugares, Faculdade de Direito da Universidade do Porto (júri: Bernardo Pinto de Almeida, Paulo Mendes e Pedro Tudela)
Zeros e uns (2011) na galeria Fernando Santos - no Porto, e Entre Marte e Vénus (2011) na galeria Gomes Alves - Guimarães, são duas das últimas exposições individuais.
Bienal da Maia 2015, Maia (2015) “Sub 40”, Biblioteca Almeida Garret, Porto (2014); Art Stabs Power (2014), Plataforma Revolver – Lisboa; Inland – Campo Adentro (2013) Matadero em Madrid, Parcours D L’ Europe (2011) no Cslley Muhle, Oslip na Áustria, são algumas das mais recentes exposições colectivas.
Colaborou e integrou o colectivo internacional de artistas e curadores – Ouunpo – no ano de (2012), co-editando a publicação “OuUnPo(RTO) Ouvroir d'Univers potentiels vol.9. Published by Dent‐de-Leone, 2013, e comissariando, em 2012, a exposição e seminário Abacateiro, no projecto FUNDAÇÃO, com a duração de um dia, aquando da visita do colectivo ao Porto.
Desde 2010 integra o colectivo internacional de artistas com base em Viena (Austria) WochenKlausur. Orientou com o grupo as residências: 3 semanas em Puebla de Sanabria, Espanha, com o projecto - Uma Escola no monte - a convite da Associação Campo Adentro (Madrid), e a residência de 5 semanas em Plymouth, Inglaterra, desenvolvendo o projecto - Community space for Efford Parish - a convite do Arts Council (Plymouth).
Foi (co)criador e (co)programador do FUNDAÇÃO (2009-2012), projecto de curadoria de exposições de artes plásticas, situado na rua do Bonjardim no Porto (http://a-fundacao.blogspot.pt/).
Tem obra representada nas colecções do Banque Privee Edmond de Rothschild; da Fundação PLMJ; do Tróia design Hotel; da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade do Minho; da Reitoria da Universidade do Porto; e colecções privadas.